Estas empresas estão na chamada pública das distribuidoras de gás no Centro-Sul

Via E&P Brasil - 12 ago, 2019
 
YPFB, Shell, Petrobras, Total, Golar e Repsol foram selecionadas na terceira etapa da chamada pública para aquisição de 10 milhões de m3/dia feita pela Compagas, GasBrasiliano, MSGás, SCGás, e Sulgás. A próxima etapa é de negociação, que será realizada pelas concessionárias de forma individual com os respectivos selecionados. Embora a chamada seja coordenada, os contratos são individuais e baseados nas necessidades de cada mercado.

Com o início do suprimento previsto para o ano de 2020, a chamada foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de formatação conjunta de um edital. Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e têm mais de 4,4 mil km de redes de distribuição em 161 municípios. Na primeira etapa da chamada pública, foram recebidas 51 propostas de 15 empresas.

Com a desaceleração da economia, a demanda combinada das cinco distribuidoras caiu para cerca de 6,9 milhões de m³/dia em 2016 e 2017 – este ano, até junho, está em 6,4 milhões de acordo com relatório mais recente do Ministério de Minas e Energia (MME). Em 2014 e 2015, contudo, superou os 10 milhões de m³/dia, incluindo. Os valores incluem a demanda de termoelétricas.